Família Castro

 

 

8º Capítulo:

O SÉTIMO DIA aponta Quem Guarda Os Mandamentos

 

 

do Pai:

 

Apocalipse 12:17               Apocalipse 14:12                         João 15:10

João 16:15                            João 17:14                                        João 17:3

Mateus 4:10                         Romanos 1:25                                 2 João 4,5

 

 

 

do Filho:

 

João 14:15                            João 15:12,13                                   João 13:34,35

João 17:14-20                    João 17:9,10,25,26                        João 20:9

Lucas 24:32                          Mateus 22:29                                   Marcos 12:10,24

Lucas 4:21                             Lucas 24:45                                       João 2:22

João 5:39                               2 Timóteo 3:13-17                        João 10:35

2 Timóteo 4:13                  2 Coríntios 10:3,4                          João 12:26

João 15:13,14,22             Mateus 21:16,42                            1 João 2:6           

 

 

Lucas 23:

54 -  Era o dia da preparação e começava o Sábado.

56 - ...E no Sábado descansaram segundo o Mandamento.

 

Lucas 24:

01 – Mas no primeiro dia da semana, alta madrugada, fora elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.

 

Mateus 28:

01 – No findar do Sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ao sepulcro.

 

Marcos 16:

01 – Passado o Sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamá-lo.

02 – E muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar o sol, foram ao túmulo.

 

João 20:

01 – No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.

 

 

Nota: Lucas 23:56, deixa claro, límpido, escrito com todas as letras o dia que aquelas senhoras descansaram. No mesmo texto, que até anotei acima para consulta, há referência ao Primeiro Dia da Semana, APENAS para esclarecer que não foi no Sétimo Dia que foram, pois, haviam de preparar o bálsamo (perfume) coisa que não fariam no Sábado, dois fatos que explicam terem esperado se pôr o sol sobre o Sábado: Marcos 16:01 diz, “compraram aromas“  e Lucas 23:56 fala em “preparar“, logo, comprar os ingredientes ou elaborar o produto eram atividades proibidas no Sábado, e ainda é, ou as “RAZÕES”, os “PORQUES” do 7º Dia extinguiram ? “CRIADOR, LIBERTADOR, SANTIFICADOR, entre outros, e DEUS”?

 

 

Isaías 58:

13 – Se desviares o teu pé de profanar o Sábado, e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia, mas se chamares ao Sábado deleitoso e santo dia dO Senhor digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,

14 – Então te deleitarás nO Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca dO Senhor o disse.

 

 

Quem, com que autoridade, desdiz isso? O papa? O imperador Constantino? São Tomás de Aquino? porque não pode ser os evangélicos, pois estes se respaldam na Bíblia ! (ou não?)

 

 

Neemias 10:

31 – De que, trazendo os povos da terra no dia de Sábado qualquer mercadoria e qualquer cereal para venderem, nada compraríamos deles no Sábado, nem no dia santificado; e de que abriríamos mão da colheita do ano sétimo e de toda e qualquer cobrança.

 

 

Naqueles tempos “além dos Sábados dO SENHOR” (Levítico 23:37 e 38), havia ainda os “dias santificados”, descansos ou sábados de festa, ou lua, etc, etc. (Os de Colossenses 2:16 e outros, que já sabeis, se o quisestes saber!)

 

 

Apocalipse 13:

17 – Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta, ou o número do seu nome.

 

Neemias 13:

15 – Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao Sábado e traziam trigo que carregavam sobre jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda sorte de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de Sábado; e protestei contra eles por venderem mantimentos neste dia.

16 – Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixes e toda sorte de mercadorias, que no Sábado vendiam aos filhos de Judá, e em Jerusalém.

17 – Contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de Sábado?

18 – Acaso não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda trazeis ira maior sobre Israel, profanando o Sábado.

19 – Dando já sombra as portas de Jerusalém antes do Sábado, ordenei que se fechassem; e determinei que não se abrissem, senão após o Sábado; às portas coloquei alguns dos meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de Sábado.

20 – Então os negociantes e os vendedores de toda a sorte de mercadorias, pernoitaram fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.

21 – Protestei, pois, contra eles, e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, lançarei mão sobre vós. Daí em diante não tornaram a vir no Sábado.

22 – Também mandei aos Levitas que se purificassem, e viessem guardar as portas, para santificar o dia de Sábado. Também nisto, Deus meu, lembra-te de mim; e perdoa-me segundo a abundância da tua misericórdia.

 

 

Nota: São três os dias que ficam bem claros: O dia da Preparação, (sexto dia), O Sábado do Sétimo Dia, e o Primeiro dia da semana, cada um deles distintos, e muito claro chamados de; Dia da Preparação (de trabalho portanto), O Sábado, o qual Jesus observa com grandes feitos espirituais, que os brigões insistem em confundir com tarefas serviçais, e o primeiro dia que, com a maior boa vontade, por maior que seja, não consegue com honestidade, ler aquelas passagens a idéia de santificação.

Pode ser que se diga que o Domingo não substituiu o Sábado, que apenas não se tem mais, dia nenhum de descanso, isso também não bate pois, consta que precisamos deste dia, vejam Marcos 2:27; (e acrescentou: O Sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado); Apesar que, Deus insistiu tanto em exortar o Sábado, em explicar, em repetir que,  para ab-rogá-lo, certamente teria de haver uma declaração patente e categórica dEle mesmo, o  imperador Constantino de Constantinopla não deveria ser suficiente, para quem tem consciência de salvação eterna, mais que simplesmente uma denominação religiosa, Mateus 15:09 (E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens). Ver também Isaías 29:13; Daniel 7:25.

Falemos um pouquinho de Paulo, ele não foi levado a Igreja por um amigo, por um testemunho ocasional, nem pela dor ou pela alegria, Paulo foi cercado na estrada para Damasco, portando licença papal (Sumo sacerdote) para prender os cristãos que lá encontrasse e trazer para Jerusalém, onde pelo que se viu de Estevão (Atos 7) seriam muito maltratados.

 

 

Vejamos:

 

Atos 9:

01 – Saulo ainda respirando ameaças contra os discípulos dO Senhor dirigiu-se ao sumo sacerdote,

02 – e lhe pediu cartas para sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.

13 – Ananias, porém, respondeu: Senhor de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos santos em Jerusalém;

14 – e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o Teu nome.

17 – Então Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, O Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.

 

 

Jesus cercou-o nessa estrada e converteu-o, (Atos 9:03-09). Pois bem, vejamos se Jesus realmente o ordenou Seu pregador. Ver também Atos 9:15, 16 e 17.

 

 

Atos 18:

09 – Teve Paulo durante a noite uma visão em que O Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales.

 

 

Uma denominação é sustentada por um corpo de doutrina e JAMAIS o seu pregador iria além. Quem crê que sua religião é salvífica, fica estagnado e, talvez, morra por isso além de levar outros (Mateus 5:19; Daniel 12:3; 2 Timóteo 3:13-17; 1 Timóteo 4:13; 1 Pedro 2:8; Mateus 23:13, 23; Atos 17:11).

 

 

Nota: Meu Deus do Céu! Se eu não crer que Paulo pregava uma vida religiosa, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO, então meu negócio não é Bíblia, é só denominação e grupo de amigos, como meu caso não é esse; Creio em Paulo. O desconhecimento das escrituras pode induzir a compreensão de que Paulo e outros, nos traz, para nossos dias, uma doutrina do Jesus antes da morte, que se Paulo observava o Sétimo Dia como Sábado, se as mulheres também o faziam, (Atos 16:13 diz: Quando foi Sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Lucas 23:56 diz: Então se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no Sábado descansaram, segundo o mandamento.) Era algo concernente ao tempo da lei cerimonial, antes da morte de Cristo; mas aquele que busca nos escritos sagrados, descobre que Jesus se avistou com seus seguidores após a ressurreição, portanto Paulo viveu à face de um Cristo já glorificado, Paulo e muitos outros, ouviram ensinamentos do Mestre ressurgido.

(Atos 1:3 diz: A estes também, depois de Ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino dE Deus.

I Coríntios 15:3-8 diz: Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas, e, depois aos doze. Depois foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora, porém alguns já dormem. Depois foi visto por Tiago, mais tarde por todos os apóstolos, E, afinal depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo).

Portanto a vida que Paulo viveu, e por Atos 16:13 (Quando foi Sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali tinham concorrido) sabemos com certeza, que ele guardava o Sábado para si mesmo, e não para penetrar entre os judeus, é doutrina para nós hoje, sim senhores! Até nos exortou a tê-lo como modelo, vejamos: Paulo exorta que o imitemos, assegura que está limpo de nosso sangue (Atos 20:25-27), guardava o sábado (7º Dia – Atos 16:13). Deus continuava sendo o mesmo distribuidor de bênçãos e dons (Hebreus 2:4), onde entra a abolição do 7º Dia?

 

 

1 Coríntios 4:

16 – Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.

 

Efésios 5:

01 – Sede, pois, imitadores dE Deus, como filhos amados;

 

Filipenses 3:

17 – Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.

 

 

Mais de 500 pessoas, diz 1 Coríntios 15:6, depois de Cefas, de Tiago, dos Doze, de Paulo, além dos dois relatos em Lucas 24:15, 32, 36, 44 e 45; Mateus 28:9,10; Atos 23:11; Atos 1:3.

Paulo está em paz em relação a nós:     Atos 20:20, 26 – 32

                                                                                    Êxodo 31:13

                                                                                    Ezequiel 20:12

                                                                                    João 6:44 e 45

 

 

1 Coríntios 11:

01 – Sêde meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

 

2 Tessalonicenses 3:

07 – Pois vós mesmo estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós.

09 - ... mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.

 

 

Paulo teria deixado de nos ensinar alguma coisa?

 

 

Atos 20:

20 – Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa, e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa.

27 – Porque jamais deixei de vos anunciar todo desígnio dE Deus.

31 – Portanto, vigiai, lembrando-vos de que por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, cada um.

 

 

Jesus estava satisfeito com o testemunho de Paulo?

 

 

Atos 23:

11 – Na noite seguinte, O Senhor, pondo-Se ao lado dele, disse: Coragem! pois do modo  por que deste testemunho a Meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.

 

Atos 17:

02 – Paulo segundo o seu costume, foi procurá-los, e por três sábados arrazoou com eles, acerca das Escrituras,

 

Atos 18:

04 – E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.

11 – E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a Palavra dE Deus.

 

Atos 19:

10 – Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a Palavra dO Senhor, tanto judeus como gregos.

 

 

Paulo estava tranquilo quanto à sua salvação?

 

 

2 Timóteo 4:

07 – Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

08 – Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual O Senhor, reto Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a Sua vinda.

 

 

(Lembro-me de ter ouvido que os salvos por fé não guardam o sábado, talvez se devesse dizer a esse que disse isso: “Errais, não conhecendo as Escrituras ...” – Mateus 22:29; 21:16 e 42).